Responsabilidade Ambiental


Sempre em busca de soluções cada vez mais sustentáveis, a Incenor possui um sistema de produção moderno capaz de reaproveitar 100% de toda água utilizada na fabricação dos produtos.


A empresa preza a responsabilidade ambiental desde a sua fundação. O respeito com o Meio Ambiente é um de seus principais valores, haja vista as medidas preventivas que a indústria possui:


- Equipamentos de Controle Poluição (ECP)


O ECP, mais conhecido como sistema de exaustão, são filtros mangas interligados nas fontes geradoras, o mesmo consiste na filtragem de aproximadamente 99% dos materiais em suspensão no ambiente, seguindo as legislações trabalhistas e ambientais pertinentes.


- Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)


A ETE é uma estação de tratamento com alto nível de automação e controle de poluentes. Uma bateria de filtros de última geração garante todos os parâmetros de qualidade da água, a qual é 100% reutilizada na fábrica. São 80 mil litros de água reaproveitada por dia.


- Sistema de Recuperação de Calor


Interligado dos fornos ao secador, o Sistema recupera a caloria dos fornos e transfere aos secadores, diminuindo o consumo de gás natural e energia elétrica.

- Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal


Contribuindo com a preservação da fauna e flora.


- Áreas de Secagem


Aproximadamente 122 mil metros quadrados de área, destinada a secagem das matérias primas, toda cercada por cinturões verdes com três espécies de árvores, sendo 2 de porte maior e 1 de porte menor, com a finalidade de evitar a propagação de materiais particulados fora da área.


A Incenor vem atuando na Recuperação Ambiental das Jazidas, localizadas nas cidades de São Sebastião do Passé e Mata de São João/BA. Para conformidade do PRAD (Programa de Reabilitação de Áreas Devastadas), a empresa trabalha algumas ações a fim de preservar o meio ambiente: o replantio da flora nativa, a recuperação do solo e a construção de uma bacia de sedimentação para evitar a poluição do rio.

Responsabilidade Social


- Programas de Incentivo a Educação


Em parceria com o SESI-Bahia, a Incenor promove Programas de Incentivo a Educação do Trabalhador através de uma proposta educacional inovadora, facilitando o acesso e a permanência nas atividades educativas.


SEJA I, corresponde aos níveis de alfabetização do Ensino Fundamental, que é um projeto de escolarização que estrutura salas de aula na empresa com a finalidade de elevar a escolaridade de jovens e adultos em tempo reduzido e sem alterar a rotina de trabalho.


Ensino Médio através da modalidade à distância. Essa modalidade permite aos alunos a flexibilidade de horários e locais de estudo. O ensino à distância do SESI-Bahia é autorizado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia e conta com professores e tutores especializados, além de provas presenciais, atividades complementares e diagnóstico de escolaridade para apoiar o acompanhamento do estudante no curso.


Curso de inglês ministrado pelo SESI-BA, com foco nos colaboradores da área técnica.


- Calendário Social


A Incenor possui um calendário social para promoção de eventos de conscientização e de integração e para homenagear os colaboradores nas principais datas festivas.


Semana do Meio Ambiente:


Na Semana do Meio Ambiente Incenor, comemorada todo mês de junho, a organização promove diversas ações como palestras, peças teatrais e concurso cultural com seus colaboradores, com o compromisso de torná-los cada vez mais conscientes quanto a preservação do meio ambiente.


Dia Das Crianças:


O Dia das Crianças é celebrado na Incenor com muita diversão. Decoração temática, brinquedos infláveis, animadores e presentes para as crianças. É um momento de interação com os familiares dos colaboradores, pois eles também têm a oportunidade de conhecer a fábrica.


Concurso em Homenagem ao dia da leitura:


A Incenor incentiva a leitura e a criatividade através do concurso anual do livro. Neste concurso, os filhos dos colaboradores participam com a criação de livros e desenhos. Além da premiação das melhores histórias, o concurso promove a integração da família do colaborador com a empresa.


SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes):


Anualmente, a Incenor promove a SIPAT. Nesse período, os colaboradores tem a oportunidade de participar de palestras e cursos sobre prevenção de acidentes e saúde ocupacional. Campanhas de combate ao tabagismo, alcoolismo e outras drogas são realizadas através de palestras.


- Programa de Visitas


Periodicamente, instituições realizam visitas técnicas à fábrica. As visitas permitem aos estudantes a contextualização dos estudos teóricos com a vivência prática e integra a empresa com o universo acadêmico.


- Programa Jovem Aprendiz


O Programa Jovem Aprendiz Incenor, além de ser um cumprimento com a legislação vigente determinada pelo Ministério do Trabalho, vem com frequência efetivando muitos jovens, oferecendo uma oportunidade de carreira profissional em diversos setores da organização.


- A Incenor e a comunidade


A Incenor promove periodicamente ações comunitárias, firmando parcerias com Prefeituras, Associações e Instituições não Governamentais.


Realiza campanhas junto a Associação de Amparo ao Idoso, localizada em Dias d’Ávila/BA, onde promove eventos com atividades lúdicas, doações de fraldas, leite e outros alimentos.


Participa de feiras e campanhas oferecidas para a comunidade do Leandrinho, localizada no entorno da fábrica, organizadas pela Associação Comunitária do Leandrinho.


Apoia a escola de Cerâmica de Dias d’Ávila que é gerida pela Associação Ceramista de Artesanato e pela Prefeitura Municipal. Na escola são oferecidos cursos gratuitos para a produção de vasos cerâmicos e objetos decorativos. A parceria da Incenor com a escola, através de um projeto junto à prefeitura, contará a história do município através de mosaicos feitos com cacos de cerâmica, que serão aplicados em vários pontos da cidade.